DHL – Do mundo para a Alemanha!

 A empresa DHL contratou o YFU para administrar um intecâmbio para os filhos de seus funcionários. Todo ano Jovens, filhos de funcionários da DHL de vários países do mundo vão para a Alemanha, onde por 4 semanas vivem com uma família anfitriã local, sempre de um funcionário DHL. Do mesmo modo jovens alemães saem de seu país para ter a mesma experiência em países estrangeiros.

Este ano uma das estudantes brasileiras que participou da experiência foi a Brenda Borges. Leia o seu depoimento:

” Um grande jornada daqui até a Alemanha. Lá fomos recepcionados pelo pessoal do YFU que foram todos muito bacanas. Os primeiros dias foram um pouco cansativos, mas eu estava o tempo todo antenada com todas as novidades a minha volta. Lembro quando estávamos saindo da estação de trem em Colônia, pela escada rolante, e demos de cara com a Catedral. Foi o primeiro momento marcante na viagem. Ela é linda, gigantesca, não dá pra acreditar que ela está à metros de você.

Fizemos alguns Workshops em Colônia com o YFU, fizemos algumas atividades e passeios pela cidade, fomos a uma fábrica de chocolate (e comprovamos que realmente o chocolate alemão é delicioso!), visitamos a Catedral por dentro, muito impressionante.

Estávamos em um grupo com 2 norte-americanos, 2 chilenos, 1 mexicana, 1 italiana e 1 espanhol, fora eu e o Lucas, brasileiros. Esse contato cultural foi uma das coisas mais enriquecedoras da viagem. Nos demos muito bem e aprendemos bastante uns com os outros.

Visitamos a Post Tower da DHL lá em Bonn, o pessoal da DHL foi muito legal, ouvimos uma palestra do responsável pelo programa de intercâmbio, nos dando boas vindas e respondendo algumas perguntas.

Depois seguimos para a casa de nossas famílias.

A minha família desde o primeiro momento me recebeu de braços abertos, eles eram muito alegres e divertidos. Eu tinha o pai, a mãe, uma irmã e um irmão. Nos divertimos bastante e eu não tenho palavras para descrever a gratidão que tenho por eles terem me recebido e me tratado com tanto carinho.

Tive a oportunidade de frequentar uma escola alemã, senti dificuldade em entender certas coisas pois não entendo alemão, mas no geral foi interessante. Visitei umas vilas lindas, comi bastante comida típica da região, comida suábia, que adorei. Me dei super bem com os amigos e vizinhos, e eles me convidaram para voltar.

Fiquei muito feliz com a experiência. A Alemanha sempre foi um país muito influente no mundo e presenciar o cotidiano de uma família alemã foi definitivamente muito enriquecedor e interessante. As pessoas sempre falam que os alemães são frios e fechados, mas em nenhum momento, literalmente, eles agiram assim. Tanto minha família quanto os cidadões da Colônia, de Bonn, de Freiburgo, etc. Eles foram muito receptivos. E é incrível como você consegue se apegar à sua Host Family e como vocês criam uma amizade linda. Eu tenho muita saudade deles, e assim que der pretendo fazer uma visita para eles.”