FUI… ou quase!

FUI. Este é o nome da orientação de retorno dos estudantes que vêm para o Brasil passar o seu ano de intercâmbio. FUI significa “o Fim é Um Início?”. Estranho? Nem tanto. Ao chegarem ao país de intercâmbio, os estudantes passam por um processo de adaptação aos novos hábitos e costumes. Depois de um ano, eles retornam a seus países de origem e precisam passar por uma re-adaptação à sua própria cultura.
O primeiro processo é óbvio e todo mundo já antecipa, mas o segundo nem tanto. Às vezes, é um susto para todo mundo: estudantes e famílias.
Para minimizar as dificuldades, os estudantes têm um encontro de orientação para discutir aspectos do retorno para casa.
No fim de semana passado, houve encontros em Gravatal, SC, e Barra Bonita, SP.

fui gravatal stds

A representante de Gravatal, Cristiane Maciel, recebeu as três estudantes em casa e, no final do encontro, ofereceu um delicioso lanche. Pelo que ela disse, a reunião foi um sucesso:

Foi muito legal e divertido..mas meio triste porque nenhuma das três quer ir embora…teve inclusive alguns momentos bem emotivos..mas no fim….fizemos um lanchinho que adoçou tudo!!!

bolo fui

Ah…. e quem não queria um pedaço deste bolo?

Em Londrina, a FUI aconteceu no fim de maio, reunindo as estudantes que estão no Paraná (Curitiba e Londrina). A representante Ângela Queiroz programou um fim de semana de atividades, o que inclui um passeio pela cidade e uma sessão de fotos.
Junho 2010 004

fui 2010 londrina 2

Em Barra Bonita, a representante também era mãe anfitriã de uma das estudantes, então a orientação FUI teve de ser feita pela voluntária que foi a “representante da filha da representante”, Rosana Fracaroli.
Nellie 034
Mas a mamãe Nellie não pode ficar de fora, não é mesmo?
Nellie 032

Em São José dos Campos, a FUI incluiu uma visita ao Instituto de Aeronáutica e Espaço.
014

No Rio de Janeiro, a FUI reuniu estudantes da Alemanha, Estados Unidos, Hungria e Noruega no dia 16 de junho. A reunião foi conduzida por Lívia Honorato, do escritório do YFU e por Julia Iglesias, ex-estudante e voluntária. Pelos sorisos, o encontro foi muito proveitoso:
FUI rj todos

Por fim, em Uberaba, o representante Fabiano Sant’anna reuniu os estudantes no dia 29 de junho, quase na data do embarque dos estudantes de volta para a Alemanha. Para eles, a volta estava bem mais real e as saudades do Brasil enormes! Mas não faltou animação! O Fabiano já sente saudades dos seus “meninos”, como podemos perceber pela sua mensagem:

fui uberaba menor
Como disse Cecília Meirelles É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo nos dois lugares! pois se pudesse faria com que nossos três intercambistas estivessem no Brasil e na Alemanha ao mesmo tempo, para que não sentíssemos esta enorme nostalgia que já estamos sentindo antes mesmo do embarque. Aquela sensação de saudades que já faz parte da vida de todos em Uberaba.
Agora, é aguardar os novoas alunos, e fazer com que eles se sintam tão acolhidos como fizemos com os nossos três amigos que estão partindo.

Em Petrolina, PE, a Cheila Nakahara, representante do YFU na cidade, conduziu o encontro com duas estudantes alemãs no sítio de Pollux, ex-estudante do YFU na Alemanha.
oma yfu 07

Uma ideia sobre “FUI… ou quase!

Deixe uma resposta