I Seminário Pós-Intercâmbio

Semin  rio YFU Volunt  rios
No fim de semana de 23 e 24 de outubro de 2010, foi realizado o I Seminário Pós-Intercâmbio no Brasil. O evento aconteceu em Maricá, RJ, reunindo ex-estudantes do YFU do Rio e de Juiz de Fora. O encontro foi um verdadeiro sucesso!!! Só podia ser. Afinal, falar da experiência de intercâmbio é uma das atividades prediletas de quem já foi intercambista. Mesmo muitos anos depois, quando dois ex-intercambistas que não se conhecem se encontrarm, há sempre muito o que dizer. Nasce imediatamente um elo entre essas pessoas.
O encontro de Maricá foi uma experiência-piloto para criar o material para futuros encontros. Idealizado por Lívia Honorato, ex-estudante em 2005 e atual funcionária do YFU-Brasil, o seminário pós-intercâmbio tem tudo para se tornar mais uma etapa da experiência de intercâmbio YFU.
Vamos ver o que ela tem a dizer:
Em abril de 2010, fui enviada à França para participar de um treinamento cujo nome era “Post Exchange Seminar”, onde os participantes ali estavam para trocar experiências e aprender como lidar e o que fazer com os estudantes recém-retornados de seus intercâmbios. Foi uma semana de MUITO aprendizado, pois ainda não havíamos feito isso no Brasil.

Voltei com várias ideias novas e logo compartilhei com todos dentro do escritório e com alguns voluntários também. Aos poucos, fomos amadurecendo a ideia de organizar um seminário/encontro de ex-estudantes para aqueles que fossem do Estado do Rio de Janeiro e de Juiz de Fora – MG durante um final de semana. Muitos voluntários se mostraram interessados, bem como uma boa parte dos ex-estudantes convidados. Aqueles que não puderam participar, em sua maioria, estavam em época de vestibular.

Foram convidados 27 ex-estudantes que retornaram ao Brasil desde janeiro de 2009 até junho de 2010.

O intuito do encontro era conversar sobre o processo de readaptação, introduzir o conceito, muitas vezes desconhecido, de “choque cultural reverso” (também chamado de segundo intercâmbio) e o recrutamento de novos voluntários.

Dos 27 ex-intercambistas chamados, tivemos a presença de 10 e contamos com mais 5 voluntários veteranos, além do Ruy Temberg, também do escritório.

O I Seminário Pós-Intercâmbio aconteceu no sítio Bons Amigos, em Maricá – RJ e durou um fim de semana inteiro.

Eu pensava que estava lá para poder auxiliar os estudantes que retornaram mais recentemente e poder passar um pouco das novidades que aprendi, mas confesso que senti que aprendi muito mais ouvindo o que cada um daqueles meninos falou do que “ensinei” qualquer coisa. Foi uma troca maravilhosa entre todos e o feedback recebido foi melhor que esperado.

Foi criado um vínculo com esse grupo que, deliberadamente, já vestiu a camisa de VOLUNTÁRIO YFU e segue mantendo contato.

O encontro foi tão bom e deu tão certo que esperamos poder dividir essa experiência, aos poucos, em outras regiões.

Semin  rio YFU Volunt  rios Camisa 2

Deixe uma resposta